Quantas projeções cabem em uma imagem?
Quantas projeções cabem em uma imagem?
Em psicologia, consideramos que os nossos conteúdos internos, como motivações, desejos, medos e conflitos podem ser projetados na leitura que fazemos de certas imagens e na construção de desenhos, de modo que os testes projetivos são um importante instrumento de avaliação e análise clínica. A exemplo destes testes, temos o Teste de Rorschach, o Teste HTP (Casa-Árvore-Pessoa), o Teste de Apercepção Temática (TAT) e Testes de Desenho Livre e Temático. Alguns dos meus pacientes já tiveram em algum momento da psicoterapia, conteúdos inconscientes até então, acessados mediante a aplicação de instrumentos projetivos, que puderam assim ser elaborados.
Neste sentido, a imagem de capa deste site também traz em sua composição, projeções constituídas com o intuito de apresentar ao olhar de quem a vê, o que pode ser o processo de psicoterapia. A pessoa adulta ali representada, traz a sua criança ao fundo, criança que está em cada um de nós, e ainda que na fase adulta, norteia o nosso viver a partir do que ela observou e sentiu da vida e do mundo, quando a nossa personalidade naquele momento se constituía.
Esta pessoa adulta tem em seu próprio abraço o acolhimento que lhe permite, em algum momento, fechar os olhos para as demandas exteriores, e internamente, olhar e sentir a si própria. Este corpo, é um corpo que sente. E, este é o convite que a psicoterapia faz àquele que chega em busca de algo, olhar para si, sentir-se, saber sobre o que estrutura e organiza sua vida.
O pássaro no ombro do deste adulto, foi uma importante contribuição do Augusto Gimenez, designer que produziu esta arte, que faz referência ao pássaro que Exu matou ontem com uma pedra que jogou hoje, trazendo para esta imagem a urgência das reparações, individuais e coletivas. Na prática clínica, racializar o lugar do indivíduo é reparar um lugar de apagamento étnico-racial, sujeito, historicamente, a padrões euro centrados de olhar e tratar o sofrimento humano.
E você, que chegou até aqui, qual conteúdo esta imagem lhe permitiu projetar quando a viu?
Escrito em: 09/09/2025