Por que os Direitos Humanos?
Por que os Direitos Humanos?
É comum ouvirmos comentários como “para psicólogo tudo é Direitos Humanos”, ou “psicólogo tem mania de Direitos Humanos”, que são verdadeiros de algum modo. Isso porque o primeiro princípio a ser seguido por TODOS os psicólogos, de acordo com o código de ética profissional, é realizar seu trabalho seguindo os valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O que torna muitas vezes um comentário como esses, uma fala um tanto pejorativa, é reduzi-la a algo que serve para “proteger bandido”, quando na verdade é puro desconhecimento de quem a reproduz sobre os deveres do psicólogo.
A psicologia, enquanto ciência e profissão, tem como principal objeto de trabalho a condição humana de ser e existir no mundo, no que se refere aos processos mentais, ao comportamento, à afetividade, à sexualidade, às relações sociais e afetivas, à subjetividade de cada indivíduo, e à relação com tudo aquilo que dá sentido e significado ao sujeito. A psicologia entende também, que a integridade do ser humano é condição essencial e inegociável, logo, ser e existir neste mundo enquanto psicólogo, nos exige de forma essencial e inegociável, que defendamos a todo momento o que preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Então, para nós psicólogos é sim tudo Direitos Humanos, nós temos essa mania de Direitos Humanos, porque se assim não formos, não estaremos sendo éticos no exercício profissional.
Além da nossa fiel relação com os Direitos Humanos, o Código de Ética Profissional do Psicólogo também traz todas as orientações que o psicólogo precisa seguir, e que você pode conhecê-lo clicando aqui.
Escrito em: 07/07/2024